top of page
Foto do escritorThais Marcolino

Vinho Vegano? Biodinâmico? Orgânico? Natural?

Você sabia que além da vinificação tradicional também existem os vinhos naturais, orgânicos, biodinâmicos e veganos

Vem que eu te explico!


O vinho é apenas um fermentado de uva, porém na vinificação tradicional pode-se usar em média 300 compostos e insumos enológicos, fungicidas, herbicidas, pesticidas e compostos sintéticos, como fertilizantes, nos vinhedos.


Os vinhos orgânicos são aqueles que não utilizam em sua produção nenhum tipo de agrotóxicos ou outros defensivos agrícolas e fertilizantes químicos.


Os vinhos biodinâmicos se orientam pela filosofia antroposófica, criada em 1924 por Rudolf Steiner. Nessa filosofia as uvas são produzidas sem químicos, com compostos que seguem os preceitos biodinâmicos e o plantio e a colheita são feitos levando em conta a astrologia e o calendário lunar. Eles propõem fazer uma agricultura auto sustentável.


Os vinhos naturais propõe nenhuma ou mínima intervenção humana, assim como nos orgânicos não utilizam agrotóxicos, fungicidas ou fertilizantes, mas vão além, pois as leveduras utilizadas na fermentação são as presentes no próprio ambiente, chamadas de leveduras indígenas ou selvagens. Esses vinhos também não são clarificados e podem também não passar por barrica de madeira. Garantindo desta forma um vinho tal qual a natureza ofereceu.


Pode parecer estranho, mas em uma das etapas da produção do vinho é necessário a utilização de um componente que faça a clarificação do vinho. Esse processo ajuda a tirar o sedimento e partículas do vinho, tornando-o mais brilhante e límpido. Em geral esse componente é de origem animal como a albumina (clara de ovo), caseína (proteína do leite), ou gelatina (origem bovina ou suína). O que os produtores de vinhos veganos fazem é usar substitutos como a bentonita (proveniente da argila), ou optam por não filtrarem os vinhos.



E como saber se o vinho segue essas práticas?

Geralmente você vai encontrar nos rótulos selos de orgânicos ou veganos, porém nem todos usam o selo, mas podemos encontrar as expressões “não filtrado”, “não afinado”, ou “métodos de clarificação natural”




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page