top of page
Foto do escritorThais Marcolino

Reserva x Reservado. Entenda!

O termo Reserva geralmente indica um vinho elaborado a partir de uvas selecionadas de melhores safras e que passaram por um envelhecimento em barricas de carvalho e/ou em garrafas por um tempo determinado antes de ir para o mercado. Na Europa a legislação e fiscalização sobre os produtores é bastante rigorosa. E cada país tem as suas regras. O termo reservado não existe por lá.


Desse lado do oceano não temos uma legislação que regulamente a classificação dos vinhos. Isso fica a critério do produtor. Apesar disso, geralmente, há um consenso de que os vinhos Reserva são produzidos com mais cuidado e passam pelo envelhecimento em madeira. Esse tempo pode ser maior no caso de Gran Reserva ou Reserva Especial.


Por outro lado, o termo “Reservado” não quer dizer nada! Não é um vinho de melhor qualidade como muitos acreditam. Na maioria das vezes é o contrário, é apenas um vinho de entrada da vinícola, o mais simples e menos elaborado. Produzidos em larga escala e consequentemente mais baratos.


Então fiquem espertos, “reservado” é basicamente um termo criado para confundir o consumidor, muitos produtores se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas para vender um vinho simples se passando por um vinho de alta qualidade.


Isso não quer dizer que todo vinho reservado é ruim, alguns deles são vinhos corretos e agradáveis, porém simples.



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page