top of page
Foto do escritorThais Marcolino

Qual a diferença entre vinho fino e vinho de mesa?

Os vinhos finos são elaborados com uvas europeias (Vitis Viníferas). Normalmente são amargas se consumidas in natura. Essas uvas possuem a casca mais grossa, rica em taninos e são pequeninas. Elas permitem criar vinhos mais complexos e mais ricos em aromas e sabores. Podem ser amadurecidos em barris ou em garrafas e normalmente,possuem processos de elaboração e controle de qualidade mais rigorosos.


Já os vinhos de mesa são elaborados com uvas de mesa ou uvas americanas (Vitis Bourquina ou Vitis Labrusca). Essas uvas, que podemos achar nas feiras e supermercados, possuem a casca mais fina e são maiores, próprias para o consumo in natura e sucos. Elas permitem criar vinhos mais simples com sabores mais rústicos. Aqui se utiliza o mesmo processo de produção do vinho fino, porém sem o envelhecimento. Pode-se adicionar açúcar, no caso dos vinhos de mesa suave. Ou seja, são vinhos para serem consumidos jovens.


O vinho fino é melhor que o de mesa?

Aí é uma questão de gosto mesmo, mas um fato que não dá para ignorar é que 75% do vinho consumido no Brasil é vinho de mesa. Faz parte da nossa cultura! É claro que pesa muito a questão econômica, o vinho de mesa é mais barato para o consumidor, e as uvas de mesa tem o cultivo mais fácil e mais rentável para o produtor. Aliás, alguns produtores nacionais vem fazendo um trabalho maravilhoso com as uvas Isabel e Bordô por exemplo.

Então vamos parar de torcer o nariz pra ele. Existem bons produtos nos dois estilos.




O lema aqui é: Beba do seu jeito!

Consuma de acordo com o que seu paladar e o seu bolso permitem.

Sempre experimente outros tipos de vinho!

Saúde!





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page