top of page
Foto do escritorThais Marcolino

Como escolher meu vinho?

Atualizado: 19 de abr. de 2023

Se você não tem nenhuma experiência com vinhos finos e quer começar a apreciar, vem comigo que tenho boas dicas!


Existem estilos diferentes de vinhos:


  • Tranquilos - são aqueles vinhos que não possuem gás ou que não receberam inserção extra de álcool e/ou açúcar.

  • Espumantes e frisantes - os vinhos com borbulhas, com gás.

  • Fortificados - são vinhos que podem ter álcool adicionado, portanto teor alcoólico mais alto e doce.


Com isso, você já identifica qual estilo você quer naquele momento. E o seu gosto pessoal para outras bebidas ou alimentos te ajuda a entender qual vinho comprar.


Pensando nos vinhos tranquilos, que normalmente são os mais consumidos, observe como é o seu paladar no dia a dia. Se você gosta, por exemplo, de café com açúcar ou sem, se toma o café puro ou com leite, se o suco que você consome é bem doce ou prefere não adoçar. Diante da sua constatação, já temos um caminho para começar. Se o seu gosto é mais açucarado, provavelmente o vinho que irá te agradar inicialmente será o suave ou meio seco. Do contrário, vá para o meio seco ou seco.


Agora vamos pensar em outro tópico: Se você prefere bebidas leves e refrescantes ou mais intensas e encorpadas. É claro que também devemos levar em conta a temperatura e a ocasião em que o vinho será tomado, mas, geralmente, costumamos ter uma preferência.

Se prefere bebidas leves, aposte nos brancos e rosés. Caso contrário, o tinto vai agradar mais.


Escolher a uva certa pode ser um tanto desafiador para quem tá começando, pois são mais de 5 mil variedades existentes, mas não se preocupe!!! Vou sugerir algumas opções.

Para os vinhos brancos, prefira as uvas Sauvignon Blanc, Moscato e Chardonnay. Essas uvas são mais versáteis e costumam agradar diversos paladares.

Para os que vão começar pelos tintos, prefira as uvas Merlot, Pinot Noir e Gamay. São uvas com menos taninos (aquela substância que seca a boca).


Peça ajuda sempre que possível!

Se estiver em um restaurante com sommelier, não tenha vergonha em pedir auxílio! Fale sobre o seu paladar, o que vai comer e o quanto quer gastar. Esse profissional está ali pra te ajudar e essas informações são essenciais para ele te atender da melhor forma possível. Alguns supermercados também oferecem esse serviço.

Aproveite!


Experimente!

Apresentei nessa postagem algumas dicas e sugestões para você conseguir escolher o vinho que mais te agrada. Porém, provar diferentes estilos, diferentes uvas e arriscar novas experiências é o caminho para ter confiança na hora da compra. Considere que criar o hábito de experimentar amadurece seu paladar e te permite aos poucos apreciar vinhos mais intensos, se esse for o seu dedejo


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page